Mitra Lee nasceu em Glee Cove, Nova York. Ela se graduou na Hollyoke College com uma BA em Inglês e Drama e, depois, no Neiboorhood Playhouse na Cidade de Nova York. Sua carreira como atriz a levou a descobrir o budismo em 1973 enquanto assistia uma conferencia de Teatro em Boulder, Colorado, onde ela foi convidada a ensinar drama no Instituto Naropa. Enquanto ensinava, ela começou a meditar e freqüentar palestras do fundador do Instituto Naropa, Chogyam Trungpa Rinpoche.
Em 1975, Chogyam Trungpa solicitou a Lee para que ela liderasse o Programa de Estudos de Teatro do Instituto Naropa. Enquanto conduzia o programa durante seus primeiros anos, ela contribuiu para o lançamento do Ngedon School of Buddhist Studies. Em 1996 Lee recebeu um MA em Estudos Budistas da Universidade Naropa.
Lee se encontrou com Dzogchen Ponlop Rinpoche e se tornou sua aluna. Ela assumiu a função de coordenadora de práticas em Boulder, e, depois, de coordenadora nacional de prática para Nalandabodhi. Lee foi indicada como Mitra em 2005 e correntemente orienta o Caminho da Meditação com o conselho de Mitra.
Enquanto praticante Lee tem como objetivo ser uma campeã da meditação tanto sentada em silencio quanto atuando no mundo. “Eu procuro a verdade subjacente ao dharma”, ela diz: “e procuro maneiras trazer isso para o momento presente da vida, além de qualquer dogma”. Mitra vive em Boulder, Colorado, onde recentemente ela é uma professora aposentada de Teatro e Educação Contemplativa da Universidade Naropa.
Sobre o título de “Mitra”: Em 2005, Dzogchen Ponlop Rinpoche empoderou um grupo de estudantes antigos para serem Professores Seniors do Nalandabodhi. Nós demos a cada um deles o título de Mitra, que tem origem no termo, em sânscrito, Kalyanamitra, “amigo espiritual”. Os Mitras guiam os três passos do Nalandabodhi, Estudo, Meditação e Atividade Consciente e ensinam através do mundo.