Caminho da meditação

Aprofunde a compreensão de sua mente para adquirir insight sobre você e seu mundo.

Às vezes nós confundimos a compreensão com a experiência. Só porque você já leu o livro de receitas, isso não significa que sua refeição será saborosa. Com a meditação nós entramos na arena da experiência e desenvolvemos uma compreensão direta de nossa mente e do mundo em que vivemos.

A meditação do tranquilo permanecer nos traz estabilidade para nos ajudar a nos manter presentes. Práticas para descobrirmos nossa bondade e compaixão trás alívio para nossos corações e um significado mais profundo para nossos relacionamentos. Através das meditações que enfatizam a visão clara, nós obtemos uma mente aberta e desinteressada que consegue ver infinitas possibilidades em nós mesmos e no mundo.

O caminho da meditação nos traz estágios progressivos de práticas para trabalharmos com nossas mentes. Desde a prática fundamental do tranquilo permanecer até as práticas profundas do Vajrayana, incluindo Mahamudra e Dzogchen. Esse caminho cobre todos os estágios dos ensinamentos de nossa tradição. Esta abordagem sistemática cria um ambiente transformativo que nos convida a praticar desde o nível que estamos e com nossos diferentes interesses.

Como parte do caminho da meditação, os Instrutores de Prática  atuam como guias e amigos que nos ajudam em nossas jornadas.

A prática da meditação é basicamente um processo de conhecermos a nós mesmos através de nos familiarizarmos com nossas mentes. A visão budista da mente é de que ela sempre é desperta. Sua natureza é lucidez e compaixão. Seja qual for a prática de meditação que estamos fazendo, todas tem por objetivo ampliar nossa presença mental e consciência, desenvolver nosso senso de paz interior, tanto quanto aprimorar nossa habilidade de trabalhar com as emoções.

Dzogchen Ponlop Rinpoche