Curso: O Caminho do Bodisatva - Nalandabodhi Petrópolis

Curso: O Caminho do Bodisatva

Curso: Bodhicharyavatara – O Caminho do Bodisatva
de Shantideva

Vagas limitadas 100 pessoas
Curso online – via inscrição para o email: info@nalandabodhi.com.br <<<
(Enviar email com: Nome completo | Cidade | Estado | País)

1º Módulo – Gratuito – Limitado
2ªf – 11/Mai a 29/Jun
Horário: 19h30 – 21h – Brasil
Duração: 08 Módulos
(Tibetano-Português)
Inscrições: info@nalandabodhi.com.br
(Enviar informações: nome completo | cidade | país )
Contribuição: módulo inicial sem/custo | doação aos mestres serão bem vindas.
– – – – – – – – – – – – – – – – – – –
Início – 2ªf – 11 / Maio
7:30pm – 9pm Bra
5:30pm – 7pm Mex / Peru
3:30pm – 5pm Seattle

Apresentação do Curso:
Neste curso Acharya Lhakpa irá comentar cada um dos 58 versos, expostos por Shantideva no Caminho do Bodisatva e contará com o precioso suporte do Lama Jigme Lhawang – nas interpretações do tibetano para o português.

Professor:
Acharya Lhakpa Tshering – é butanês, é um professor residente do Nalanda West, EUA, desde 2006, a convite de Dzogchen Ponlop. Ele entrou na vida monástica aos 12 anos, no Butão e depois continuando sua formação no Monastério de Rumtek, fundado por S.S. Karmapa, em Sikkim, na Índia. Em 2002 ele completou sua formação como Acharya, um título que corresponde a um mestrado em estudos budistas. Em Katmandu, Nepal, ele trabalhou como editor do Nitartha Publications, um impressionante trabalho de preservação de textos clássicos. Em 2006, Acharya Lhakpa se mudou para os EUA, tornando-se professor-residente e dedicando-se a projetos de Dzogchen Ponlop Rinpoche.

Tradutor:
Lama Jigme Lhawang (tibetano – português) – iniciou seu treinamento budista em 1995 como aluno do Lama Padma Samten e de Chagdud Tulku Rinpoche. Treinou por 10 anos como monge em universidades monásticas e eremitérios budistas na Índia e no Nepal. Em 2012, no Nepal, foi ordenado lama por Sua Santidade Gyalwang Drukpa, e desde então vive no Brasil, onde se dedica a disseminar o Darma. Recentemente foi o tradutor de Dzogchen Ponlop Rinpoche no Brasil.

Sinopse:
Texto: O Caminho do Bodisatva – Bodhicharyavatara (sânscrito) – é um texto em versos, que nos guia para o cultivo de bodhichitta — a mente da iluminação, a mente altruísta que deseja beneficiar os outros seres. Este precioso texto nos motiva a gerarmos as qualidades de amor, compaixão, generosidade e paciência.
Autor: Shantideva – o autor destes versos, foi um grande erudito indiano e que, embora tenha adquirido grande maestria, qualidades e realizações, não as ostentava, pelo contrário, no monastério os demais monges o tinham como alguém que apenas comia, dormia e andava à toa, e, por vezes, o abordavam para debater sobre algum tema do Dharma, mas ele sempre se esquivava dizendo ser totalmente ignorante. Achavam que ele não era digno das doações e alimentos oferecidos a Sangha. Então, resolveram criar uma situação para testá-lo e expô-lo ao ridículo. Questionaram o abade e pediram que interviesse propondo a ele um debate. Para este dia especial convidaram inúmeras pessoas, ornamentaram tudo, dispuseram oferendas e criaram como desafio um trono excepcionalmente alto, quase intransponível, em meio a toda congregação. Para surpresa de todos os monges, no momento marcado, lá em cima estava Shantideva, que seguiu perguntando a todos os ouvintes, o que gostariam de ouvir — algum ensinamento muito conhecido do Buda ou algo que jamais haviam ouvido, de forma unânime solicitaram algo completamente novo, desta forma, ele lhes disse que iria apresentar o Bodhicharyavatara — O Caminho do Bodisatva — que muito embora fosse vasto, era bastante conciso. Ao iniciar a apresentação do texto em versos, Manjushri, o bodisatva da sabedoria, de quem já havia recebido ensinamentos, para surpresa de muitos, apareceu no céu. E quando Santideva chegou na estrofe 34, para vislumbre de todos, ele começou a ascender na direção de Manjughosha, como também era conhecido, e ambos foram ascendendo até desaparecerem, porém a voz de Shantideva permaneceu audível, inabalável e ressoando até completar a transmissão de seu último verso.

Material de apoio:
Livro “O Caminho do Bodisatva“, de Shantideva – Editora Makara
http://makara.com.br/produto/o-caminho-do-bodisatva/205145

Explore More Posts

General

Luz em tempos de escuridão

Nós costumamos valorizar muito pouco as nossas vidas. Por anos a fio, arrastamo-nos pelos dias motivados somente pelo hábito. Seguimos assim até que nossa rotina

Read More >